- Thainara Mangolin
- 27 de ago.
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Segundo estudiosos como Vygotsky, as altas habilidades/superdotação representam um potencial intelectual excepcional que se manifesta a partir da integração de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
O que caracteriza?
Habilidades superiores em uma ou mais áreas (intelectual, acadêmica, criativa, artística, liderança)
Rapidez de aprendizado e curiosidade intensa
Pensamento crítico e criativo avançado para a idade
Não é apenas "ser inteligente"
Envolve: Desenvolvimento potencial (o que a pessoa pode alcançar); Mediação adequada (estímulos certos no momento certo); Ambiente favorável (que transforma potencial em realização)
Como desenvolver?
Intervenções especializadas que atuem no nível de desenvolvimento potencial
Desafios adequados tanto para habilidades elementares quanto superiores
Apoio integral que considere a pessoa em sua totalidade
Superdotação não é apenas um atributo individual - é um potencial que se realiza através de oportunidades. Como disse Vygotsky, precisamos criar "zonas de desenvolvimento proximal" onde o potencial possa florescer.
📌 Para educadores e famílias:
Observe sinais de altas habilidades
Proponha atividades desafiadoras
Valorize tanto as habilidades quanto o desenvolvimento socioemocional
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